Introdução ao IRC

Por David Caraballo (DC-itsme) e Joseph Lo (Jolo)
vers‹o 1.1.5, revisto em 6/1/2000
Traduzido para Português por: Pedro Santos (Dr_Spec)

A versão original (inglesa) desta página está em irchelp

Translations: български | Deutsch | Español | Français | Greek | עברי | Indonesia | Italiano | Nederlands | Portugues | Turkce

Conteúdos

  1. O que é o IRC e como funciona?
  2. Alguns Detalhes
  3. Falar e executar comandos
  4. Para onde ir
  5. Alguns “smileys” e gíria
  6. Alguns conselhos
  7. Escolhendo Servidor de IRC, e problemas deles
  8. Ajuda mais detalhada
  9. Uma palavra de Aviso

1. O que é o IRC e como funciona?

IRC (Internet Relay Chat) fornece um modo de comunicação em tempo real com pessoas de todo o mundo. Consiste em várias redes separadas (“networks” ou “nets”) , de Servidores de IRC, os quais permitem aos utilizadores (“users”) ligarem-se ao IRC. As maiores redes são a EFnet (a rede de IRC original, geralmente com 32.000 pessoas ligadas simultaneamente), Undernet, IRCnet, DALnet, e NewNet.

Geralmente, o utilizador (como você) executa um programa (chamado um “cliente” em inglês “client”) para se ligar a um servidor de uma das redes de IRC. O servidor transmuda informação entre os servidores da mesma rede. Clientes recomendados:

Não se esqueça de ler a documentação do seu cliente!

Uma vez ligado a um servidor IRC numa rede IRC, é habitual juntarmo-nos a um ou mais canais ( “channels”) para comunicar com outros que lá se encontram. Na EFnet, existem, normalmente, mais de 12,000 canais, cada um dedicado a um tópico diferente. As conversações podem ser públicas (todos dentro do canais vêem o que escrevemos) ou privadas (mensagem entre somente duas pessoas, que podem ou não estar no mesmo canal). O IRC não é um “jogo”, por isso aconselho-o vivamente a tratar as pessoas que conhece no IRC com a mesma cortesia como se estivesse a falar em pessoa ou ao telefone, caso contrário as consequências poderão ser graves.

NOTA DO TRADUTOR: a versão original deste documento foi escrita em inglês e baseada na rede EFnet, logo muitas das referências estão ligadas com esta rede e mais vocacionadas com esta língua. Em Portugal a rede é a PTnet, e no Brasil Brasnet.

[ Conteúdos ]


2. Alguns Detalhes

Os nomes de canais são, geralmente, precedidos de um # (cardinal),como por ex. #irchelp . Todos os canais são compartilhados por todos os servidores da mesma rede, logo não terá de utilizar o mesmo servidor que os seus amigos. (Também existem canais cujos nomes são precedidos de um & em vez de  #. Estes canais existem apenas localmente num dos servidores, não aparecendo nos outros mesmo sendo da mesma rede.)

Cada utilizador de IRC é conhecido por um “nick” (alcunha), como smartgal ou  FunGuy. Para evitar conflitos com outros utilizadores, o melhor é usar um nick  não muito como, ex., “João” é uma escolha pobre. Nalgumas redes, os nicks não pertencem a ninguém, o mesmo acontecendo com os canais. Isto pode criar conflitos, portanto, se para si a propriedade disto é uma coisa importante para si, deveria preferir redes com “serviços” (“services”) como a Undernet, DALnet, ou redes mais pequenas. Na PTnet existem estes tipos de protecção. Para saber mais sobre eles especificamente para esta rede, visite o site http://www.pthelp.org

Os canais são coordenados por operadores ou “ops”, que podem controlar o canal ao escolher quem pode entrar(já que podem “banir” alguns utilizadores), quem deve sair (ao chutá-los (“kick”) fora do canal), e até mesmo quem pode falar (ao tornar o canal moderado (“moderated”))! Operadores de canal têm domínio total sobre os seus canais, e as suas decisões são finais. Se for banido de um canal, envie uma /msg ao operador de canal e peça-lhe gentilmente para que o deixem entrar novamente (ver comando /who na próxima secção para aprender a localizar ops). Se eles o ignorarem (“ignore list”) ou o comando /who não responde porque o canal é está em modo secreto (+s), então esqueça e vá a outro canal onde seja bem-vindo.

Os servidor de IRC são coordenados por administradores (“IRC admins”) e Operadores IRC, ou “IRC ops”. IRC ops administram os servidores por eles próprios e, na EFnet como em muitas redes, não se envolvem em disputas pessoais, roubo de canais (“takeovers”), restituição de ops perdidos, etc. Eles não são polícias de IRC (“IRC cops”).

[ Conteúdos ]

3. Falar e executar comandos

Os comandos e o texto de conversação são escritos no mesmo local. Por defeito, os comandos são precedidos de uma barra / . Se tiver um cliente gráfico como o mIRC para Windows, muitos comandos podem ser executados clicando em ícones com o ponteiro de rato. Contando, é recomendável que aprenda os comandos básicos de IRC primeiro. Aquando a execução de comandos, deverá prestar atenção a eventuais espaços e capitalização de letras. Os comandos básicos trabalham em todos os bons clientes.

Em baixo poderá observar alguns exemplos. Nestes suponha que o seu nick é “yournick”, e está no canal #coolness. A sua amiga “MaryN” está consigo no #coolness, e o seu amigo “Tomm” está no IRC mas não está em nenhum canal consigo. Os comandos podem assim ser aplicados mediante a substituição do nick ou canal em questão.

O que escreve:
O resultado:
/join #coolness
Adere ao canal #coolness.
/who #coolness
Fornece informação sobre os utilizadores do canal #coolness.
@ = op de canal, enquanto * significa IRC op.
Olá a todos
Todos no #coolness vêem <yournick> Olá a todos (Repare que não precisou de escrever o seu nick.)
/me é um coelhinho
Todos no #coolness vêem * yournick é um coelhinho
/leave #coolness
Sai do canal #coolness
/whois Tomm
Obtém informação sobre Tomm ou qualquer outro nick entrado.
/whois yournick
Obtém informação sobre si mesmo.
/nick newnick
Muda o seu nick para "newnick"
/msg Tomm Olá.
Apenas o Tomm vê a mensagem "Olá" (não necessita de estar no mesmo canal que ele).
/ping #coolness
Informa sobre o atraso (ida e volta) entre si e todos no #coolness.
/ping Tomm
Informa sobre o atraso (ida e volta) entre si e apenas Tomm.
/dcc chat MaryN
Envia um pedido de secção de DCC Chat a MaryN. MaryN escreve /dcc chat yournick para estabelecer a ligação. Ver info sobre DCC na alínea 7 desta introdução.
/msg =MaryN Olá
Depois de estabelecida a conexão de DCC, utilize o formato /msg =nick message para enviar mensagens (repare o uso de = "igual").Ver info sobre DCC na alínea 7 desta introdução.
/help
Na maioria dos clientes, abre um janela com ajuda
/quit Boa Noite!
Sai completamente do IRC, deixando um comentário. Os outros que estavam a ler as suas mensagens vêem "*** Signoff: yournick (Boa Noite!)".

NOTE: Quando não está num canal nomeado, linhas não começadas por / não têm qualquer efeito, e muitos outros comandos trabalham de modo diferente ou simplesmente deixam de trabalhar.

[ Conteúdos ]

4. Para onde ir

Pode apreender muito ao aderir a um canal e simplesmente ouvir e falar um pouco. Para começar, experimente os canais: #new2irc, #newuser, #newbies, ou #chatback. Alternativas mais movimentadas incluem: #chat, e #ircbar.

Para ajuda sobre o cliente mIRC, adira ao #new2mirc ou #mirchelp. Para ajuda sobre IRC em geral, adira ao #irchelp. Na PTnet o canal de ajuda é o #pthelp.

Para formar o seu próprio canal com o nome #meucanal (if #meucanal ainda não existe), escreva /join #meucanal. O canal é criado e é-lhe atribuído op automaticamente.

[ Conteúdos ]

5. Alguns “smileys” e gíria

:-) é uma cara sorridente (“smiley”), vire a sua cabeça para a esquerda para o ver. Da mesma maneira, :-( é um tristonho, ;-) uma piscadela de olho  :~~( é chorar, enquanto que :-P é alguém com a língua de fora. :-P ~~ é está a babar-se. (-: um smile esquerdino, etc. Existem centenas destas caras.

Abreviaturas mais utilizadas no IRC:

lol =  laughing out loud  (rindo muito)
rotfl = rolling on the floor laughing (rebolando no chão a rir)
dd tc= donde teclas? (onde estás agora?)
thx=thanks (obrigado)

Apenas em Inglês (não muito usual na PTnet):
brb =  be right back                     bbiaf = be back in a flash
bbl =  be back later                     ttfn = ta ta for now
np  =  no problem                        imho = in my humble opinion
re  =  hi again, as in 're hi'           wb = welcome back
wtf =  what the f--k                     rtfm = read the f--king manual
j/k = just kidding

[ Conteúdos ]

6. Alguns conselhos

  • Etiqueta
    Escrevendo em maiúsculas, COMO ASSIM, é considerado gritar logo deve ser evitado. Da mesma forma, não deve repetir-se ou inundar (“flood”) o canal com muitas linhas de texto de uma só vez. Tenha em atenção a terminologia utilizada, ex., “canal” (“channel”) não é uma “sala de conversação” (“chat room”), tal como “nick”, não é “título”.

    Enquanto num canal, deve seguir o sentido da conversa que está a decorrer coordenada pelo ops. Se antagonizar com eles, será provavelmente kickado ou até banido. No entanto, alguns operadores de canal são sedentos de poder e podem kická-lo ou bani-lo sem razão aparente. Se isto acontecer, ou se alguém estiver a chatea-lo, simplesmente saia do canal – existem muitos outros onde será bem acolhido!!  

  • Desconectado ao utilizar o comando /list?
    Se for desconectado ao utilizar o comando /list, tente trocar de servidor ou então adquirir uma lista de canais WWW disponível em chanlist.

  • Ataques e Abusos
    Se alguém começar a chateá-lo ou a inundá-lo com coisas obsoletas, simplesmente saia do canal ou use o comando /ignore para ignorar a pessoa. Para mais detalhes, utilizadores do mIRC a nossa pagina de Protecção contra Flood, utilizadores do ircII escrevam o comando /help ignore. é aconselhável colocar o seu nick em modo +i (invisível) para evitar mensagens não solicitadas e outros abusos – se estiver “invisível”  geralmente apenas os utilizadores que estão consigo no mesmo canal, conseguem determinar o seu nick.

    Se alguém estiver a desconectá-lo ou fazer o seu cliente bloquear (“crashar”), veja a nossa página de Ataques de Denial of Service ou “Nuke”. Pode também registar e informar o abuso quando alguém viola as regras do servidor, que podem ser lidas escrevendo /motd.

[ Conteúdos ]

7. Escolhendo Servidor de IRC, e problemas deles

Neste momento está pronto para “chat” no IRC. Para principiantes os comandos acima descritos são suficientes, mas várias coisas podem correr mal no IRC.

  • Net splits
    As redes dos Servidores podem ficar divididas (ao que se chama de “net split”), separando-o dos outros utilizadores doutros servidores (passa a poder falar apenas com os utilizadores que estavam ligados ao mesmo servidor. Estes “splits” são normalmente curtos, embora possam levar vários dias a serem corrigidos.
  • Lag
    Um problema mais frequente é o “lag”, isto é, o tempo que demora desde que escreveu alguma coisa até que os outros a vejam. Escolher um servidor mais perto do si ou pertencente ao seu ISP (servidor de Internet) é uma maneira de tentar diminuir o “lag”. O “Lag” pode ser medido pelo comando /ping (ver secção de comandos acima). Uma vez encontrado um servidor melhor, o comando para mudar de servidor é /server endereço_do_servidor.
  • Listagens de Servidores
    Na maioria dos clientes, escrevendo /links obtem-se a lista de servidores ligados à rede em que está. Use este comando esporadicamente, nunca mais de duas vezes seguidas, ou pode ser visto como um causador de problemas na rede e sofrer represálias por isso.
  • Ping? Pong!
    Utilizadores do mIRC : Ping? Pong! na janela de Status significa apenas que o seu servidor “pingou-o” para verificar se ainda estava conectado, e o seu cliente devolvem um “pong” a confirmar. Não é nada de preocupante antes pelo contrário.
  • Informação sobre DCC chat
    O DCC não passa pelos servidores, assim não é afectado pelo “lag”, “net splits”, etc. DCC chat  é mais rápido (livre de “lag”) e mais seguro que /msg. O comando /dcc chat pode ser utilizado para estabelecer um ligação de um-para-um. Na maioria dos clientes, isto pode ser obtido pelo comando /dcc chat nick_da outra_pessoa. Veja o manual do seu para saber. Para falar através dessa ligação, escreva /msg =nick o_que_quer_dizer (repare no sinal de igual (=) antes do nick da pessoa). No mIRC, pode também estabelecer um ligação deste tipo clicando no menu DCC / Chat, e escrevendo depois o nick da pessoa com quem deseja falar. Surge uma janela específica para esta ligação que é utilizada para comunicar através dela.

[ Conteúdos ]

8. Ajuda mais detalhada

Para mais informações, tal como sobre outros comandos, visite o site http://www.irchelp.org/. Aqui poderá encontrar muitos ficheiros de ajuda, tal como:

Nesse website, encontrará também informação específica para cada cliente de IRC, incluindo:

Procurando outros clientes? Uma boa fonte de clientes é o Arquivo de FTP Undernet ou Arquivo WWW da Undernet. Os clientes estão organizados em grupos como Windows, Macintosh, DOS, Amiga, Java, etc.

O cliente mIRC tem também incorporados, excelentes ficheiros de ajuda escritos por Tjerk Vonck (mirc@dds.nl). Seleccione Ircintro.hlp no menu Help.

[ Conteúdos ]

9. Uma palavra de Aviso

Scripts de IRC são conjuntos de comandos que o seu cliente executará. Muitos scripts benignos foram modificados de modo que quando os correr, a sua segurança pode correr sérios riscos (alguém pode aceder à sua conta, eliminar os seu ficheiros, ler o seu e-mail, etc.). Existem também almas penadas que tentam enviar virus e outras coisas más. Tal como na vida real, não aceite coisas de estranhos. Não foram poucos os que já tiveram problemas por aceitar ficheiros de desconhecidos. Nunca corra um script a menos que saiba o que faz cada linha do script, nem mesmo se lhe foi dado por um amigo, pois o seu amigo pode não ser capaz de detectar “cavalos de Tróia” bem escondidos.

Aceitação de DCC Automática é muito má ideia! Uma vez ligada, fica susceptivel de perigos desde ser desligado do seu servidor até dar a alguém o controlo do seu computador. Várias pessoas já foram incomodadas por terem o DCC aceitando automaticamente.

[ Conteúdos ]

Agradecimentos especiais a FreeSoft, prysm, hershey, turtle, Ariell, e outros ajudantes do #irchelp na EFnet pelas suas boas sugestões.

Agora que já leu o guia de principiante, está pronto a divertir-se no IRC! Ou se estiver interessado em aprender mais, veja os muitos documentos na Homepage do #IRChelp.